Fungo
Transmissão
Sintomas
Tratamento
Prevenção
Tinea pedis
Ou
Pé de atleta
A tinea pedis pode ser transmitida pelo contato com escamas infectadas no assoalho de banheiros e piscinas, bem como no vestuário
O sintoma mais comum é apresentar pele rachada e descamada entre os dedos ou parte lateral do pé. Outros sintomas podem incluir:
Pele avermelhada e com coceira
Sensação de queimação ou dor
Bolhas que vazam ou encrostam
Os pós ou as pomadas antifúngicos vendidos sem receita médica podem ajudar a controlar a infecção. Eles geralmente contêm miconazol, clotrimazol ou tolnaftato. Continue usando o medicamento por uma ou duas semanas após a infecção para evitar que ela volte.
Seque seus pés completamente após tomar banho ou nadar.
Use sandálias ou chinelos em chuveiros ou piscinas públicas.
Troque as meias com frequência para manter os pés secos. Isso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia.
Use pós secativos ou antifúngicos para evitar o pé de atleta se você tiver propensão a contraí-lo ou se frequentar lugares em que o fungo do pé de atleta for comum (como chuveiros públicos).
Use calçados bem ventilados e, de preferência, feitos de materiais naturais como o couro. Alternar os calçados diariamente pode ajudar, assim eles secam completamente entre cada uso. Evite usar calçados de plástico.
Tinea unguium
Associada à morbidades como: diabetes, circulação periférica diminuída, traumatismo ungueal de repetição, imunodeficiências
Primeiro por um pequeno ponto branco ou amarelo por baixo da unha. À medida que os fungos avançam, a unha fica descolorada, baça, mais espessa, quebradiça e deformada, podendo haver dor. Em certos casos, a unha pode cair.
A onicomicose pode ser curada desde que sejam utilizados os medicamentos e recursos adequados ao seu tratamento. O profissional a ser procurado é o dermatologista, pois este é o médico especializado neste tipo de infecção. O tratamento medicamentoso leva um certo tempo, é extremamente importante seguir corretamente