Fundição
OBTENÇÃO DE PÓS METÁLICOS
Fluxograma do Processo
Pós Metálicos
PÓS → partículas sólidas extremamente pequenas (≈ ↑0,1 μm – 0,0001 mm até ↓400μm 0,4mm), leves que pairam no ar. Um aglomerado de pós forma um grânulo.
Pós Metálicos
A matéria – prima da metalurgia do pó constitui (mais que na maioria dos processos metalúrgicos convencionais) um fator básico, principalmente no que se refere à sua uniformidade. Por esse motivo, é imprescindível o seu rigoroso controle, o que significa que todos os seus característicos devem ser conhecidas, determinados e controlados para se conseguir um material adequado.
Pós Metálicos
A qualidade do pó metálico é função do processo de fabricação, de modo que, a seguir estão os principais métodos de obtenção de pós metálicos. • Reação química e decomposição; • Atomização de metais fundidos; • Deposição eletrolítica; • Processamento mecânico de materiais sólidos.
Um mesmo pó pode ser obtido por mais de um método. Os primeiros são os mais importantes – produzem pós de custo mais baixo.
ATOMIZAÇÃO
O processo se resume em pulverizar um líquido metálico em partículas finas, geralmente de tamanho inferior a 150 microns. Essa pulverização é feita forçando a passagem de uma corrente de metal líquido através de um pequeno orifício, na saída do qual a corrente metálica líquida é desintegrada por um jato de ar (comprimido). Assim o metal solidifica imediatamente pela ação combinada do jato e do resfriamento natural causado pela expansão do metal ao deixar o orifício. Com um sistema de sucção, o pó é recolhido numa câmara específica.
ATOMIZAÇÃO
ATOMIZAÇÃO
Atomização em água
Este processo limita-se a metais e ligas que, pela ação da água, não se oxidem excessivamente, ou quando os óxidos formados durante a atomização possam ser facilmente reduzidos posteriormente.
A câmara pode eventualmente ser protegida com um gás inerte, o que reduz ou impede a oxidação do pó. Forma do bocal e quantidade de