Fundição
2
PROCESSOS DE FUNDIÇÃO 1. Princípio dos processos de fundição
Moldagem de ligas metálicas no estado líquido. 2. Exemplos de produtos obtidos - lingotes; - tarugos; - bases de máquinas; - carcaças de máquinas; - blocos de motores; - rodas e polias; - estátuas
Processos de Fabricação Mecânica
3
3. Características Gerais
- processo primário (parte da matéria prima bruta): produz lingotes e tarugos - processo secundário: produz peças já acabadas ou semiacabadas - muito flexível: - formas variadas; - tamanhos variando de quilogramas a toneladas; - materiais ferrosos (aços, ferros-fundidos) e nãoferrosos (alumínio, cobre, zinco, magnésio, estanho, chumbo) - normalmente é necessário posterior acabamento e obtenção de detalhes por usinagem
Processos de Fabricação Mecânica
4
4. Obtenção do metal Os metais são encontrados na natureza normalmente ligados quimicamente a outros tipos de átomos, na forma de minérios. São utilizados processos físicos e químicos para separação de impurezas e obtenção do metal.
4.1 Obtenção de ferro fundido e aço Ferro fundido e aço são ligas Fe-C, produtos do refinamento do ferro gusa. Ferro gusa: produto da redução do minério de ferro em alto forno. Possui em torno de 5% de carbono. Matérias primas para fabricação de ferro gusa: minério de ferro, coque e fundente.
Processos de Fabricação Mecânica 5
Minério é extraído e beneficiado mecanicamente (trituração, separação de impurezas e conformados na forma de esferas (25 mm de diâmetro) ou pellets com 65% de pureza. Coque é o resultado do beneficiamento do carvão mineral. Tem as funções de gerar calor e monóxido de carbono, necessário para a reação química de redução do minério de ferro.
Fundente: normalmente carbonato de cálcio. Aglomerase às impurezas e forma escória que flutua sobre o metal líquido por ser menos densa.
Processos de Fabricação Mecânica
6
Ferro fundido: 2,0 a 4,0 % de carbono Aço (ou aço-carbono): -