Fundição Sob Pressão
FUNDIÇÃO SOB PRESSÃO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
FUNDIÇÃO SOB PRESSÃO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário da FEI, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina Processos Metalúrgicos de Fabricação – MR6320, orientado pelo Professor Alcindo Marcio Ludovice.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
Lista de Figuras
Sumário
1. Introdução:
Fundição de metais é, por definição, qualquer processo de fusão de metais e vazamento dos mesmos em moldes, com a finalidade de produzir as formas sólidas requeridas. Os tipos de peças fundidas mais representativos da era atual são componentes de máquinas, automóveis, aviões e foguetes.
A fundição não encontra paralelo em outros processos de conformação pelo fato de que, em muitos casos, é o método mais simples e econômico e, em outros, o único método tecnicamente viável de obter uma determinada forma sólida.
As duas características mais valiosas da fundição são a relativa simplicidade técnica com que se pode produzir formas complexas com a maioria dos metais e a natureza economicamente competitiva do processo, quando comparado com métodos alternativos de manufatura.
Existem vários processos de fundição, que podem ser agrupados em duas categorias, dependendo basicamente ou da natureza do molde ou da maneira de verter o metal líquido e encher as cavidades dos moldes.
O vazamento de metal líquido em moldes de areia é uma das mais antigas artes industriais. Ainda é utilizado quando as peças fundidas são requeridas em pequenas quantidades, de tamanho excepcionalmente grande ou muito intricadas. Peças com melhor acabamento superficial são produzidas pela fundição em matriz por gravidade. O metal é vazado dentro de uma matriz de ferro ou de aço. Este processo torna-se econômico quando há uma demanda para um número considerável de peças.
Para grandes