fundiçao em aluminio
Fundição de Alumínio
Trabalho apresentado na disciplina de
Metodologia Cientifica para obtenção de nota parcial.
ORIENTADOR:
Santo André
2009
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo mostrar as vantagens da utilização do alumínio para a fundição devido a seu ponto de fusão ser baixo comparado com outros metais alem de ser o terceiro metal mais abundante da crosta terrestre, o aço tem o ponto de fusão entre 1440°C e 1530°C, o cobre em 1083°C o ferro fundido em 1200°C, já o alumínio tem seu ponto de fusão em 658°C. A fundição é um dos procedimentos mais antigos utilizados na produção de artigos de metal e originalmente foi uma arte onde a qualidade do produto dependia da qualidade dos artesões. De acordo com a ABAL a tecnologia moderna fornece perfeitas condições no que se refere à qualidade do produto, existindo atualmente excelentes ligas de alumínio, as quais proporcionam uma enorme variedade de propriedades para as peças fundidas, acarretando inúmeras aplicações para as ligas deste metal. A técnica de fundição é um dos pedestais da industrialização de um pais, sem ela estabelecida em bases sólidas e de acordo com os recursos regionais, não poderá haver o desenvolvimento racional da produção de utensílios, máquinas e equipamentos.
A base de todos os processos de fundição consiste em aquecer o metal até que ele se funda e se transforme em um metal liquido e homogêneo, em seguida o metal liquido é vazado na cavidade de um molde onde, ao se solidificar adquira a forma desejada.
Palavras-chave: métodos de fundição; ligas de alumínio; fabricação de moldes para fundição.
Sumário
INTRODUÇÃO .......................................................................................................................03
CAPITULO