Fundicao Continua CRIS
FUNDIÇÃO CONTÍNUA
CURITIBA - 2015
CRISTOFHER GUIDONI BONDAN
FUNDIÇÃO CONTÍNUA
Trabalho de graduação apresentado a disciplina de Tecnologia Mecânica 2, do curso de engenharia de produção orientado pelo professor Nelson Ortiz.
CURITIBA – 2015
1. INTRODUÇÃO
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que representa o caminho mais curto entre a matéria-prima e as peças acabadas em condições de uso, e permite a obtenção de peças de formas complexas, ou seja, é o processo de conformação dos metais, que permite mais liberdade de forma. As peças fundidas devem ter características dimensionais, mecânicas e fisioquímicas e destinam-se às mais diversas indústrias. Esse processo não se restringe só ao ferro, pode ser também empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que elas apresentem as propriedades adequadas, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez. O processo estudado neste trabalho é o de fundição contínua, que tem por objetivo fundir e conformar o produto final numa única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes, garantindo controle e constância de propriedades físicas e geométricas de cada produto. É vasta a aplicabilidade da fundição contínua no mercado, e um exemplo é a fabricação de engrenagens para maquinários em geral, pois permitem o shot peening.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O PROCESSO
O processo de fundição contínua consiste em fundir e conformar o produto final numa única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes, garantindo controle e constância de propriedades físicas e geométricas de cada produto.
O processo de fundição de ferro evoluiu ao longo do tempo, acompanhando as necessidades do desenvolvimento industrial e da vida moderna. Fatores como velocidade de consumo, sofisticação de maquinário com exigência de partes mais precisas, demandaram novas tecnologias para