fundi o metalurgica
METALÚRGICA
INTEGRANTES
Luiza
Paula
Querem Hapuque dos Santos Martins
Querem Hapuque dos Santos Silva
Sarah de Almeida Bragança
Yara Cristina Franco
Na metalurgia, a fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo. A fundição é mais frequentemente usada para fazer peças complexas que seriam difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos.
Os processos de fundição são conhecidos há milhares de anos, e amplamente utilizados em esculturas, especialmente em bronze, joias em metais preciosos, armas e ferramentas. As técnicas tradicionais de fundição incluem a fundição por cera perdida, fundição por espuma perdida, fundição em coquilha e fundição em areia.
O processo moderno de fundição está dividido em duas categorias principais: fundição dispensáveis e não dispensáveis. Ele é ainda dividido pelo material de molde, tais como areia ou metal, e método de vazamento, tais como por gravidade, a vácuo ou a baixa pressão.
A indústria metalúrgica tem sido a responsável pela manutenção de altos níveis de poluição do ar em várias regiões críticas, em especial Cubatão,
Volta Redonda e Vitória.
A tecnologia de controle de poluição do ar neste tipo de processo está disponível no Brasil e tem sido utilizada principalmente nas unidades novas, ou para correção de unidades existentes com grande impacto ambiental.
Um problema sério na siderurgia em termos de poluição do ar e de saúde pública são as emissões das unidades de coqueificação e de recuperação de subprodutos coqueificação, em especial o benzeno, altamente tóxico.
Caracteristicas das Emissões:
Como
material particulado:
Ferro, sílica, óxidos metálicos.
Como
Gases:
Monóxido
de carbono, dióxido de enxofre, gás sulfídrico, formaldeído , amônia,