fundi o em areia vere e cera perdido
“Fundição em areia e cera perdida”
Sumário
Introdução
Tipos principais de fundição em areia: verde, com resina e CO2
Etapas do processo de fundição
Requisitos dos moldes em areia
Características do processo de cera perdida
Vantagens e desvantagens dos processos
Vantagens – Fundição em cera perdida
Desvantagens - Fundição em cera perdida
Vantagens – Fundição em areia
Desvantagens – Fundição em areia
Conclusão
Referências bibliográficas
Introdução
A fundição é uma técnica com mais de 5.000 anos, que tem sofrido uma grande evolução ao longo das últimas décadas, principalmente após a Revolução Industrial. Este método toma grande importância e tem vindo a contribuir para o avanço tecnológico do qual usufruímos atualmente. Com o passar dos anos, o Homem foi aperfeiçoando esta técnica, começando nas pequenas peças fabricadas artesanalmente até às técnicas de siderurgia atuais.
A fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. Este é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo.
A origem da fundição por cera perdida se dá quando o homem molda argila, imprimindo nela uma forma volumosa, que pode ser a ponta de uma lança ou um machado. Essa argila é queimada e depois de endurecida servirá de molde para que se deposite o metal líquido incandescente. Esse era um método adequado para peças grandes e pesadas, sem detalhes ou precisão. No entanto, o homem quis seguir além de suas descobertas e poder gerar objetos mais refinados, de linhas mais finas e delicadas. Começou então o processo realmente dito de fundição por cera perdida.
A fundição em areia é a mais usada, não só na produção de peças de aço e