Fundações
Definição:
A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Existem diversos tipos de fundações e elas são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas. Com base na combinação destas duas análises pode-se optar pelo tipo que tiver menor custo e menor prazo de execução.
Classificação:
Fundações superficiais ou rasas ou diretas
Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é a 3,00 metros, são utilizadas em caso de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme.
As fundações diretas classificam-se em: * Blocos de fundação * Baldrames * Radier
Fundação direta em blocos
O que caracteriza a fundação em blocos é o fato da distribuição de carga para o terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, onde houver pilar existirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo. Os blocos podem ser construídos de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado. Quando um bloco é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundação.
Bloco de funda ou sapata isolada.
Fundação direta em baldrame
A fundação em baldrame apresenta uma distribuição de carga para o terreno tipicamente linear, por exemplo, uma parede que se apóia no baldrame, sendo este o elemento que transmite a carga para o solo ao longo de todo o seu comprimento. Um baldrame pode ser construído de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado. Quando o baldrame é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata corrida.
Sapata corrida ou baldrame de concreto armado.
Fundação direta em radier
A fundação em radier é constituída por um único elemento de fundação que distribui toda a carga da edificação para o terreno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente