Fundações
As fundações podem ser convencionalmente divididas em superficiais e profundas. Dentre as superficiais, temos o bloco, sapata, viga de fundação, grelha, sapata associada e radier. Já as profundas, temos a estaca, tubulão e caixão.
* FUNDAÇÃO TIPO BLOCO
Blocos são estruturas de fundação onde não há a necessidade de armadura, porém possuem grande rigidez, sendo ligados por vigas denominadas “baldrames”. Todos os eventuais esforços são absorvidos pelo próprio material do bloco, portanto o bloco não é utilizado em fundações onde os esforços são superiores ao máximo resistido pelo material do bloco, ou onde a utilização de outros tipos de fundações é mais viável devido ao volume de material empregado, como por exemplo, a sapata. Suas dimensões variam de acordo com a carga que será transmitida ao solo. Geralmente, usam-se blocos quando a profundidade da fundação não ultrapassa 0,5 e 1,0 metros.
* FUNDAÇÃO TIPO SAPATA;
Diferentemente do bloco, a sapata não trabalham apenas por compressão, mas também por tração, necessitando de material resistente à tração, ou seja, armadura. Consiste no tipo de fundação que transmite para o solo, a carga exercida por uma coluna, ou um conjunto de colunas.
Pode ser classificada