Fundações
Marcos Carnaúba
Engenheiro Civil Consultor
CREA 3034-D-PE/FN
10-Fundações rasas de alvenaria de pedra, corridas – baldrames e alvenarias de tijolos cerâmicos
EXECUÇÃO CORRETA
lastro de piso
baldrame
> 10
impermeável solo natural
Aterro compactado
> 10 b > 40
fundação
EXECUÇÃO COMUM –ERRADA!
Infiltração por capilaridade radier antes lastro de piso depois
baldrame
> 10
impermeável solo natural
Aterro compactado depois > 10
b > 40
fundação
Consultar as normas da ABNT pertinentes aos materiais empregados, e serviços.
Maio de 2006.
SISTEMA CONSTRUTIVO CORRETO
1-Sondagem do terreno, análises do ambiente – solo e água – dimensionamento e detalhamento da fundação. 2-Abertura das cavas b > 40 cm, apiloamento e nivelamento do fundo das cavas.
3-Lastro inicial de argamassa > 10 cm no fundo da cava. Traço da argamassa 1:5 – cimento e areia.
4-Lançamento de pedras maiores sobre o lastro inicial, usando marreta para assentá-las; em seguida pedras menores (de mão), arrumadas, marretadas preenchendo os vazios com argamassa e fragmentos de pedras.
5-Execução da alvenaria de pedra - (ou de concreto ciclópico) – com argamassa de cimento e areia no traço 1:5 – não adicionar água durante o assentamento das pedras, vício comum de pedreiros.
6-Execução do baldrame em tijolos maciços bem queimados - absorção de água < 20% do peso argamassa 1:6 (cimento e areia); impermeabilizar as faces superior e laterais com argamassa de cimento e areia, traço 1:4 acrescentando aditivo específico; compactar e nivelar o aterro interno; implantar tubulações hidrosanitárias e outras. O baldrame pode ser executado de concreto simples.
7-Executar a camada impermeabilizadora – lastro de
3
piso - de concreto simples (>250 kg de cimento/m ), sem juntas, com espessura h > 10 cm sobre toda a superfície da edificação faceando com as prumadas das paredes externas, impedindo a umidade por
capilaridade.