fundações
SÃO PAULO
2013
1- Por que antes do início dos serviços preliminares de construção, deve-se realizar a vistoria no local da obra e nas vizinhanças? Para este caso específico, proponha um roteiro de como você realizaria esta visita, destacando os principais pontos que deverão ser observados. Como propõe que seja feito o registro?
Um laudo de vizinhança apura o estado de conservação de imóveis próximos ao canteiro de obras e atua como garantia a reclamações por danos e prejuízos indevidos. A construtora saberá se o dano causado em determinada residência, por exemplo, aconteceu antes ou depois do início das obras.
A visita ao local da obra mostra-se necessária principalmente para conhecimento do tipo de solo que será trabalhado. Determinando assim como será o processo construtivo, desde a sua fundação.
Os principais pontos a serem observados em uma visita de vistoria é o estado físico dos imóveis. Necessita-se que seja verificada a existência de fissuras, infiltrações, rachaduras, checagem vertical através das amostragem de unidades, verificação das fachadas, áreas comuns e etc.
Trata-se de um procedimento caro, porém os benefícios são maiores do que os gastos. A princípio, demonstra a responsabilidade da construtora.
2- Se haverá demolição, há a necessidade de retirada de resíduo e hoje existe uma resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) (resolução 307 de 05/07/02) que dispõe sobre a gestão dos resíduos da construção. Discuta as implicações desta resolução para as empresas construtoras.
Sim. De acordo com o CONAMA 307, os geradores deverão ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e, secundariamente, a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação final.
As empresas construtoras são diretamente responsáveis pelos seus resíduos gerados, neste caso proposto pelo exercício, os resíduos gerados no processo de demolição.