Fundações
CESET – UNICAMP – LIMEIRA
PROF. HIROSHI PAULO YOSHIZANE - 2006
FUNDAÇÕES A U L A 1
ST - 631
I
F U N D A Ç Õ E S
TRATA-SE DO ELEMENTO ESTRUTURAL BÁSICO DE UMA EDIFICAÇÃO, SEJA UMA PEQUENA CONSTRUÇÃO TÉRREA, SEJA UMA ESTRUTURA DE EDIFICAÇÃO VERTICAL COM VÁRIOS PAVIMENTOS.
ESPECIFICAÇÕES E GENERALIDADES
TODAS AS CONSTRUÇÕES BÁSICAS, SEMPRE REQUEREM UMA INFRA-ESTRUTURA DE APOIO, BEM COMO UM MINUCIOSO ESTUDO, PARA QUE SE POSSAM DECIDIR QUAL SERÁ O MELHOR TIPO FUNDAÇÃO PARA CADA DETERMINADA OBRA. .
F U N D A Ç Õ E S
1. PEQUENAS EDIFICAÇÕES: -Fundações simples diretas 2. MÉDIAS E GRANDES EDIFICAÇÕES: -Fundações armadas e estruturadas conforme o tipo de solo e carga e sobrecarga solicitante da construção. 3. CONSTRUÇÕES ESPECIAIS: -Fundações de Pontes, estradas,portos fluviais, aeroportos e construções históricas (recuperação e restauração).
4. FUNDAÇÕES ESPECIAIS: -Obras de barragens, canais e dutos, captações,armazenamento e conduções de água para abastecimento, fundações de máquinas pesadas. Resumindo, toda e qualquer construção seja de pequeno, médio ou de grande porte, requerem estruturas de apoio o que denominamos de ¨ FUNDAÇÃO ¨
TIPOS DE FUNDAÇÕES
1 – FUNDAÇÕES RASAS 2 – FUNDAÇÕES PROFUNDAS
FUNDAÇÕES RASAS
( TEORIA )
NA ESCOLHA DO TIPO DE FUNDAÇÕES, AS DIRETAS OU RASAS SÃO AS PRIMEIRAS A SEREM ANALISADAS, DEVIDO A EXECUÇÃO SIMPLES E O BAIXO CUSTO.
A ECONOMIA SÓ É ALCANÇADA SE A FUNDAÇÃO RASA CORRESPONDER DE 50% A 70% DA ÁREA DO TERRENO, ISTO É, SE A ÁREA DE SUPORTE NECESSÁRIA NO CÁLCULO DIMENSIONAL DA FUNDAÇÃO FOR MENOR.
EXEMPLO: ÁREA DO TERRENO = 250,00 m² ÁREA DA FUNDAÇÃO = 130,00 m² PERCENTUAL = 52% ÁREA DE SUPORTE CALCULADA RESULTOU EM 130,00m²( OK! )
CASO O LOCAL APRESENTE ATERRO NÃO COMPACTADO, ARGILA MOLE, AREIA FOFA E ÁGUA, AS FUNDAÇÕES DIRETAS OU RASAS NÃO SÃO RECOMENDADAS RECOMENDADAS.
AS CARGAS DEVEM SER TRANSMITIDAS AO TERRENO E SOLICITADAS ATRAVÉS DAS