Fundações - sapatas
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
Curso de Graduação em Engenharia Civil
SAPATAS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
Ijuí/RS
2013
INTRODUÇÃO
Com a elaboração desse trabalho, foi possível conhecer e entender melhor para que serve e aonde são utilizadas as sapatas em uma construção civil. Geralmente ninguém as identifica, pois esse procedimento é constituído logo no início de uma construção, sendo de casas ou prédios. As sapatas são necessárias e de uma enorme importância, tendo seu desenvolvimento diretamente ligado com as fundações. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, foi possível analisar que a construção de uma sapata é de tamanha utilidade e obrigatoriamente necessária.
1. investigações geotécnicas
O engenheiro de fundações deve iniciar o seu projeto com um conhecimento tão perfeito quanto possível do solo onde irá se apoiar a fundação. Os problemas causados em uma superestrutura por insuficiência de infra-estrutura são graves na maioria das vezes, e sempre de correção onerosa. É recomendável negligenciar economias nas investigações geotécnicas, para evitar desperdício ou reforço nas fundações, que poderia ser evitado com a realização de ensaio complementar, cujo valor torna-se irrelevante quando comparado ao valor total do empreendimento.
O projetista deve saber acerca da extrema complexidade do solo, cujo comportamento é função das pressões com que é solicitado, e depende do tempo e do meio físico, não sendo possível definir precisamente a relação tensão-deformação.
Uma investigação tão completa quanto possível da natureza do solo é indispensável, no entanto, sempre haverá risco em relação às condições desconhecidas.
A amplitude das investigações geotécnicas é função de diversos fatores, como o tipo e tamanho da obra e o conhecimento prévio das características do terreno, obtidas através de dados disponíveis de