Fundações profundas - blocos sobre estacas
ENGENHARIA CIVIL
Sheila Midori Sassaki França
FUNDAÇÕES PROFUNDAS
Bloco sobre Estacas: Dimensionamento e Detalhamento
Santana de Parnaíba – SP
31 de Outubro de 2012
Sheila Midori Sassaki França
FUNDAÇÕES PROFUNDAS
Bloco sobre Estacas: Dimensionamento e Detalhamento
Atividade para compensação de dependência, apresentado a disciplina de Pontes e Grandes Estruturas, do Curso de Engenharia Civil, da UNIP – Universidade Paulista, sob a orientação do Professor Luiz Antônio.
Santana de Parnaíba – SP
31 de Outubro de 2012 1. FUNDAÇÕES PROFUNDAS
As fundações profundas são aquelas em que: * a carga da superestrutura é transmitida ao subsolo através de 02 (duas) componentes: * força resistente de ponta (base); e * força resistente por atrito lateral. * a profundidade de instalação (assentamento) é superior ao dobro da menor dimensão, ou seja D >2*B.
Como consequência desta última característica, a superfície de ruptura NÃO atinge a superfície do terreno.
Alguns autores adotam para fundações profundas D >5*B e no intervalo 2*B<D 5*B, as fundações são consideradas como mistas.
2.1. Tipos de Fundações Profundas
Existem 03 (três) tipos de fundações profundas, são elas: * Estacas: são elementos de fundação profunda executada por equipamentos ou ferramentas. Sua execução pode ser realizada por cravação a percussão ou prensagem, por escavação, ou mista; * Tubulão: são elementos de fundação profunda de forma cilíndrica em que sua base é alargada, aumentando desta forma bastante sua capacidade de carga. Os tubulões diferenciam-se das estacas pelo fato de ocorrer à descida de um operário, na sua fase construtiva; * Caixão: são elementos de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.
Figura 1 - Tipos de Fundações Profundas
2.2. Estacas
Estacas são elementos de fundação cilíndricos ou prismáticos que são executados