Fundação do colégio centro educacional professora isabel de queiroz
Wellitânia Dantas Mangabeira
UNIVASF, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Ciências da Natureza taniamangabeira@hotmail.com Resumo
Este trabalho apresenta uma análise preliminar das investigações que foram realizadas acerca da fundação do Colégio Centro Educacional Professora Isabel de Queiroz, no Município de Senhor do Bonfim-Ba.
O período pesquisado é compreendido entre a fundação do Ginásio e sua instalação em seu prédio próprio entre 1962 e 1965, este texto pretende apresentar materiais e indícios que permitem registrar como o colégio foi fundado, através de imagens e documentos da instituição no período investigado. Foram utilizadas fotografias e declarações como fontes propiciadoras da escrita desta história.
Palavras-chave: investigações, documentos da instituição, fundação.
1 Introdução
A preocupação com a problemática da cultura escolar despontou no âmbito de uma viragem dos trabalhos históricos educacionais e de uma aproximação cada vez mais fecunda com a disciplina de história, seja pelo exercício de levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada nas análises, seja pelo acolhimento de protocolos de legitimidade da narrativa historiográfica (FILHO, 2004). O artigo representa uma síntese da investigação no colégio Professora Isabel de Queiroz, instituição escolar do município de Senhor do Bonfim, Bahia, de maneira a propiciar a escrita sobre a cultura escolar deste universo com o intuito de pesquisa histórico documental, registrando-se como o colégio foi fundado.
A investigação histórica acerca da cultura de uma escola requer a análise e compreensão de elementos que a compõem. O estudo da cultura material é uma das maneiras de se conhecer acerca da história dessas práticas culturais (JULIA, 2001). Considerando as potencialidades do estudo da