Fundação da Ordem Mercedária- 1218

739 palavras 3 páginas
No dia 10 de agosto de 1218, constituiu-se oficialmente a nova Ordem Religiosa Redentora de Cativos. Frei Pedro Nolasco foi constituído "servidor, mensageiro, fundador e promovedor." Pedro Nolasco é o verdadeiro fundador da Ordem Mercedária.

Contam nossas histórias mais antigas que na noite do dia primeiro de Agosto Pedro Nolasco estava inquieto e, angustiado, elevava suas orações a Deus. Fazia quinze anos que ele tinha tido contato com o primeiro cristão cativo que havia tocado o seu coração. Desde aquele instante ele sentiu a necessidade de fazer alguma coisa para com os cativos, para poder libertá-los.
Quinze anos haviam passado desde que ele tinha feito a primeira redenção e, agora, com o peso do tempo às costas e a certeza crescente de que seu trabalho era muito necessário para a sociedade e para a Igreja estava angustiado porque suas forças econômicas já se tinham esgotado. Naquela noite do dia primeiro de Agosto, quando rezava e pedia ajuda para saber lidar com essa situação, Pedro Nolasco foi tocado por Maria.
Ela, que no princípio tinha sido convidada pelo anjo Gabriel para a missão de ser a mãe do Salvador, agora se faz mensageira de Deus e traz a Pedro Nolasco o convite de Deus para uma bela missão: libertar os cristãos cativos transformando o seu trabalho numa Ordem Religiosa. Costumamos colocar na boca de Maria as palavras que se encontram no prólogo das Constituições Amerianas: “O Pai e o Filho e o Espírito Santo, em cujas obras não há divisão, por sua misericórdia e por sua grande piedade, decretaram fundar e estabelecer esta Ordem, chamada ‘Ordem da Virgem Maria das Mercês da Redenção dos Cativos de Santa Eulália de Barcelona’ e para executar este decreto constituíram como seu servidor, mensageiro, fundador e promotor a frei Pedro Nolasco”.
Pedro Nolasco recebe esta missão na noite do dia primeiro de agosto de 1218 e, poucos dias depois, já está tudo encaminhado e se procede à celebração de fundação da Ordem. Tal fato teve a

Relacionados

  • Plano museologico do convento das mercês
    6530 palavras | 27 páginas