fundaçao e a obra da engenharia civil
Fundação é uma obra, geralmente enterrada, que serve para suportar casa, prédio, ponte ou viaduto. As obras de terra são toda e qualquer estrutura civil que utiliza o solo como elemento construtivo ou funcional. O projeto e a execução de fundações requer conhecimentos de cálculo estrutural (análise estrutural de estruturas em concreto armado e protendido, em aço e madeira) e geotecnia.
A Geotecnia, ciência que estuda as propriedades do solo e das rochas em função dos projetos de construção, abrange a mecânica dos solos, das rochas e as obras de terra. Os conhecimentos de geologia de engenharia são necessários em obras extensas, como refinarias, pontes e etc., onde o engenheiro de fundações pode identificar e levantar problemas que deverão ser resolvidos pelo geólogo de engenharia.
A mecânica das rochas, uma disciplina da geotecnia, é necessária quando as fundações transmitem grandes impactos para a rocha ou quando elas possuem uma qualidade baixa para construções. Em mecânica dos solos, o engenheiro de fundações deve possuir conhecimentos da origem e formação dos solos, classificação e caracterização dos solos, investigações geotécnicas, percolação nos solos e controle de lençóis freáticos, compressibilidade e adensamento e etc.
Na engenharia civil, a especialização em fundação querer uma maior vivência e experiência, ou seja, o profissional deve executar inúmeras fundações de diversos tipos e condições e projetar, para que haja um alto desempenho em sua interação com o solo.
As fundações são elementos estruturais que sustentam as edificações e são classificadas em diretas e profundas. As fundações diretas são executadas em profundidades rasas e utilizadas quando o solo é resistente, já as fundações profundas, são executadas em profundidades maiores e utilizadas quando o solo não é resistente.
Nas fundações diretas encontram-se o baldrame e as sapatas, e nas fundações profundas, as estacas e os tubulões.
A fundação pode