fundamentos
Bvvvb vhgvggvbkhvuvb jkugh d FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso critico e, consequentemente auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a Educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Deste modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da Filosofia para a Educação.
Iremos evidenciar nesta pesquisa as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, as desigualdades de uma sociedade em pleno XXI no âmbito escolar, e algumas consequências e desigualdades do sistema educacional.
A Natureza da Filosofia e seu Ensino
De acordo com o texto de Desidério Murcho “A Natureza da Filosofia e o seu Ensino” existem várias dificuldades para a implementação da Filosofia como disciplina no currículo escolar, dos quais citaremos alguns.
Na filosofia não temos resultados substanciais amplamente consensuais para apresentar aos alunos como outras disciplinas possuem e esta realidade incomoda as escolas, pois na maioria delas a prática mais utilizada é transmitir conhecimentos “já feitos” aos estudantes. A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com questões ou problemas que ninguém sabe resolver. As instituições educativas preferem trabalhar com as ciências nas quais há muitos consensos, há métodos para investigação. Em filosofia não há métodos formais de prova, não há métodos empíricos que sejam vistos como científicos pelos partidários do ‘cientismo’, isso gera um grande preconceito e muitos equívocos no ensino da Filosofia nas instituições educativas.
As pessoas se interessam pelas ciências, por seus resultados e costumam pensar que as teorias dos cientistas são verdadeiras e não se