Fundamentos
O presente trabalho tem por objetivo nos possibilitar uma visão mais profunda concernente ao profissionalismo do Serviço Social.
Para que isso aconteça com certa eficácia, se faz necessário que busquemos um pouco do momento histórico em que se deu o reconhecimento do Serviço Social enquanto profissão, e conseqüentemente entendermos um pouco da luta enfrentada pelos primeiros profissionais de Serviço Social.
Assim, daremos uma pincelada nas mudanças decorrentes, pós revolução-industrial, refletiremos sobre o fortalecimento do capitalismo, ou seja, buscaremos compreender todos os processos de mudança, conseqüências e principalmente um conhecimento aprofundado do nascimento, seu momento de reconceituação e seus processos de fortalecimento ate os dias de hoje.
Produção de relatório parcial estabelecendo relações entre o texto e filme sugerido.
Pudemos num primeiro momento verificar que os problemas sociais aqui elencados, se tornaram presentes em nossa historia desde a década de 30. Período este, que no Brasil se destacava uma crescente migração em razão da industrialização urbana, enquanto nos Estados Unidos por volta de 30 a 35 era trabalhado um filme que mostraria a maior e mais dilacerante arma produzida contra o homem- a maquina.
Tanto que é possível perceber a crueldade daqueles que detinham a força – o capital- nas mãos, pois esses dominavam criando e recriando de tempos em tempos os mecanismos de produção em sentido acelerado, não se importando com o despontar alienante humano que dava sinais vivos a cada instante. Assim podemos dizer que o grande patrão era na verdade o “capitalismo”.
Ele, aos poucos foi instituindo todos os tipos possíveis de desigualdades de maneira tão irônica que seus maiores e principais representantes, eram os próprios trabalhadores assalariados.
Criou-se e ao mesmo tempo fortaleceu-se um processo de existência dos pobres que não podiam deixar de ser