fundamentos
É neste contexto que temos as mais fortes agressões, torturas e perseguições mencionadas na sociedade, com pessoas que representavam a cultura, a literatura, a música, os pensamentos, e é também um período marcado por mortes de opositores ao pensamento ditatorial.
Pessoas que perderam a vida em nome de uma ideologia política, pela defesa desta ideologia e do ideal societário, em defesa da liberdade de expressão, de agir e de pensar livremente, na ordem social e na democracia como direito à condição humana. nesta é uma época em que existiam alianças entre militares da alta hierarquia. Os oficiais, generais, almirantes e brigadeiros e também civis, que governavam os estados; aqueles que não foram eleitos pelo povo, aqueles antigos políticos de direita, os quais tinham apoiado o golpe militar, também grandes industriais, fazendeiros e executivos de multinacionais, conhecidos na nossa história como tecnocratas e que a eles também interessava o regime militar.
Pois é, pessoal, como deve ter sido difícil convivermos com tal situação na sociedade, momento em que não era permitido se expressar. Vocês podem imaginar tal questão?
Para visualizarem melhor, quero que vocês analisem a imagem, abaixo, e o texto, que retrata as questões que estamos discutindo, esta imagem foi amplamente veiculada quando se retrata o contexto da ditadura militar, pois esta ação dos militares não foi condizente com postura ética de governantes de uma sociedade.
Como é que a ditadura conseguiu dizimar a guerrilha? A repressão foi selvagem.
Imagine que você fosse um guerrilheiro daquela época. Documento falso, revólver escondido na cintura, olhar assustado para qualquer pessoa da rua. Distante da família, dos amigos, de qualquer conhecido.