Fundamentos te´ricos e metodológicos do ss
Questão 8...Valendo-se de táticas politicamente pouco eficazes,em vez dos trabalhadores se voltarem contra a forma social em que eram explorados,voltaram-se contra as máquinas destruindo-as em grande números,o que exacerbou a ira de seu proprietários aonde tornou-se uma época de terror.Os trabalhadores foram duramente reprimidos e a perda de vidas operárias fez com eles lentamente começaram a perceber que seus reais opressores eram os donos dos meios de produção e não as máquinas,elas eram apenas instrumentos.
Tema 2 :
Questão 2... -los. Os operários naquela época viviam em condições miseráveis,homens mulheres e até crianças iniciavam a jornada de trabalho muito cedo e trabalhavam de 14 a 15 horas diárias dentro de fábricas com muita humidade,poeira e barulho ensurdecedor.Mulheres e crianças trabalhavam o mesmo numero de horas e tinha salários inferiores.As condições era sub-humanas levando a contrair vários tipos de doenças.Em razão do cansaço físico ocorria muitos acidentens provocando mutilações e mortes,e quando isso ocorria eram demitidos e não havia lei para protege-los.
Tema 3:
Questão 1...
Sem dúvida, houve uma significativa diferença qualitativa entre os movimentos iniciais dos trabalhadores nas primeiras décadas do século XIX e aqueles ocorridos em seu terço final já na transação para o século XX. Na indústria ao vender sua força de trabalho ao capitalista, ingressando no mundo do trabalho, o trabalhador individual passava a se defrontar continuamente com outros tantos trabalhadores individuais que assim como ele significavam não mais simples mercadoria para o capitalista. Alguns governos Europeus chegaram a investir em políticas de bem-estar do trabalhador, sobretudo em condições internas de trabalho, como forma de reduzir a permanente tensão presente n relação capital-trabalho. Assim mais qualificados profissionalmente e também com melhor nível cultural, os trabalhadores compunham uma classe bem mis