fundamentos e teoria da administração
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar o Modelo de Desenvolvimento Fordista de Produção nas economias de hoje.
O padrão de crescimento econômico dos países avançados, desde o pós-guerra até meados dos anos 70, apoiava-se numa rápida expansão da produção industrial liderada, que impulsionava e transformava outros setores.
Abordaremos as relações de ruptura e continuidade entre as formas de organização do trabalho dos períodos caracterizados como fordismo, ressaltando que tais relações são historicamente determinadas e dialeticamente conjugadas entre si. A mundialização do capital, entendida como expansão da forma de sociabilidade capitalista pelo mundo, acarreta particularidades também históricas e dialéticas no desenvolvimento e conjugação das relações de trabalho, e que, por sua vez, ultrapassam a dinâmica produtiva e assumem caráter social, indicando um modelo híbrido de gestão do trabalho em todas as suas manifestações.
O objetivo específico é fornecer apontamentos para se pensar uma, antisociologia do trabalho, no sentido de contrariar as perspectivas que analisam a tríade fordismo de maneira estática.
Os métodos de gestão atuam como disciplinadores do trabalho e extrapolam a dinâmica do processo produtivo
A Administração de Produção é a peça fundamental para alavancagem de qualquer negócio, sendo pilar das decisões e gerenciamentos necessários para o sucesso de cada empreendimento. A disciplina será abordada num primeiro momento tratando do histórico da Administração da Produção,em seguida trabalharemos Sistemas de Produção e Gerenciamento de Processos, conceitos e para finalizar veremos Organizações Integradas e Flexíveis com modelos de implementação de melhorias.
Conhecer como surgiu e como evoluiu a Administração da Produção -Compreender os conceitos relacionados ao tema -Utilizar ferramentas que possibilitem implementar melhorias nos processos de produção -Abordar e mostrar aplicações práticas de Sistemas de Produção -Mostrar