Fundamentos e história da fisioterapia
Massoterapia: É a utilização de diversas técnicas holísticas de origens orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques(massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia é um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, atuando sobre os tecidos macios(músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático melhorando a eliminação de detritos ao longo do corpo.
Crioterapia: Consiste basicamente na aplicação de gel ou bandagens embebidas num líquido especial e aplicado em regiões que requeiram redução localizada de gorduras e está fundamentado em um princípio fisiológico de que o organismo para se defender da indução de ondas frias determinadas pela evaporação do líquido contido nas bandagens, produz localmente uma Reação Termogenética provocada pela queima de lipídios locais. O uso da Crioterapia é recomendado para a redução de gorduras localizadas e não nos casos de obesidade excessiva e generalizada.
Eletroterapia: A eletroterapia é o uso de energia elétrica no tratamento de problemas de saúde. Ela também se aplica à aplicação de corrente elétrica para acelerar a reabilitação de lesões.
Mecanoterapia: Trata-se de um estudo sobre a eficácia dos dispositivos mecânicos fisioterapêuticos no ganho de força, mediante a uma fundamentação fisiolégica e biomecânica associado a correlações clínicas.
Cinesioterapia: A Cinesioterapia significa