FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Inserção No Plano Nacional De Educação E O Docente
O presente estudo procura demonstrar através da revisão de literaturas, e entre constantes e atuais buscas de maiores informações, através de diversos meios de comunicação, visando enaltecer um pouco a visão de que a Educação Infantil é a Educação Básica. E sua integração de nível, notória no Plano Nacional de Educação, se deu por parte de uma relação de reciprocidade entre as áreas do conhecimento, onde é preciso que cada uma supere suas especialidades e limitações para absorver as contribuições dos conteúdos. E o professor como ‘ator coadjuvante’, precisa estar sensível a identificar pontos comuns do conhecimento e criar situações que estimulem o aluno a ser sujeito ativo na construção do saber. Já no papel de mediador, o docente deve deixar que o aluno participe da formulação de objetivos bem como da construção e avaliação das atividades que devem ser feitas de forma formativa, tendo liberdade para expressar suas idéias durante todo o período da. Educação Infantil.
Com isso, o conteúdo torna-se significativo, pois é trabalhado de forma harmoniosa e integrada a outras linguagens, o que faz com que o aluno utilize o conhecimento adquirido além dos muros da escola, compreendendo sua real importância e utilizando-o em diferentes situações de sua vida.
PROBLEMATIZAÇÃO
Educação Infantil no Brasil, projetada e realizada para ser o alicerce de uma construção de base sólida e segura, visando um percurso pelo caminho do desenvolvimento de nossa sociedade, caracteriza-se, no mínimo uma série de ações desafiadoras e, como tal, é necessário acreditar e lutar.
Com um dos focos em mente, que é a preocupação de definir como prioridade a educação universal das crianças, definindo prioridades e destacando necessários investimentos, em especial, públicos, em infra-estrutura física, mas, acima de dúvida, o maior investimento será a formação profissional de docentes