Fundamentos teóricos para amortização contabil
Para a concretização deste estudo, após ter utilizado a teoria contábil para discutir e identificar uma definição que serve como referência, foi utilizado como técnica de trabalho a pesquisa bibliográfica, que segundo Martins (2003, p. 35) “trata-se de estudo para conhecer as contribuições científicas sobre determinado assunto. Tem como objetivo recolher, selecionar, analisar e interpretar as contribuições teóricas já existentes sobre determinado assunto”.
As bibliografias analisadas foram selecionadas sem critérios estatísticos, considerando como amostra os livros de contabilidade, publicados a partir de 1990, direcionados ao público iniciante no estudo da contabilidade, sem levar em consideração o autor e nem a editora.
Assim sendo, foram utilizados nesse trabalho os livros cujos títulos são: contabilidade básica, contabilidade comercial, contabilidade financeira, contabilidade geral, contabilidade introdutória, contabilidade para MBA´s, contabilidade para não-contadores, curso básico de contabilidade, demonstrações contábeis, depreciação de bens do ativo imobilizado, introdução à contabilidade, manual de contabilidade básica, manual de contabilidade introdutória.
A pesquisa reuniu 21 (vinte e um) títulos que estão relacionados na Tabela 1, em ordem cronológica, pelo ano de publicação.
Faz-se necessário esclarecer que o presente trabalho foi elaborado com o propósito de verificar o conceito de depreciação; por isso, foi extraído dos livros examinados (da amostra) somente o conceito identificado no próprio livro, sem nenhuma consideração adicional existente, os quais foram classificados em seis grupos, conforme sua própria definição.
Esta pesquisa foi feita com uma amostra limitada (já definida anteriormente), não sendo assim possível estender os resultados para todos livros existentes com essa característica. 4. RESULTADO E ANÁLISE