fundamentos teóricos metodológicos do serviço social III
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Feira de Santana
2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Feira de Santana
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre os acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem na sociedade com base no ponto de vista do profissional de Serviço Social.
Com uma análise profunda do filme “Tropa de Elite”, vamos compreender a questão cultural e psicológica dentro do grupo de policiais e todos os envolvidos. Para tanto, selecionamos dois temas de conflitos que são abordados no filme, são eles, a violência e a corrupção.
ANÁLISE
Conceito de “Cultura”
Define-se cultura como o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor “é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo.
Referem-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, e manifestações culturais no filme como reflexo da nossa história como país.
Linguagem – frases do cotidiano brasileiro, gírias e bordões
Atitudes – o ser corrupto - o ser honesto - o ser trabalhador - o ser malandro - o ser esperto.
Homens diversos observam fatos diversos e os registram de modo diverso, segundo o tempo e o espaço em que vivem: Essa é a base para a compreensão de todo o processo que diferencia grupos de mesma espécie, trazendo uma configuração particular, um estilo, a cada um deles. Dito de outra maneira, entender o que