Fundamentos sociológicos da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE CAMPO VERDE - MT
4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) POSTADA PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA EAD: MA. MARICIANE MORES NUNES, PROFESSORA – TUTORA À DISTÂNCIA: ADRIANA DA SILVA RAMOS DE OLIVEIRA, E, PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL: JACQUELINE MERKEL, DO CURSO DE PEDAGOGIA PÓLO – CAMPO VERDE – MT.
CAMPO VERDE – MT
26 DE NOVEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO – TODO TEXTO PRECISA DE INTRODUÇÃO. VOCÊS DEVEM APRESENTAR DE FORMA BREVE O TEMA PESQUISADO.
ETAPA 1 - IDENTIFICAR E LISTAR OS SIGNIFICADOS DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.
"A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta"
Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.
Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que