Fundamentos Sociológicos da Educação
A Sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior.
Contribuições para a Educação
Podemos compreender então sua importância para educação, refletindo assim na vida do ser humano dentro da sociedade. A educação é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência, e a sociologia por si traz a compreensão sobre o homem e a sua realidade social e consequentemente para esse processo educacional.A sociologia é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.
A Sociologia na educação se apresenta como uma ferramenta valiosa. Pedagógico porque também o processo de socialização do conhecimento escolar se reveste dos elementos históricos globais das relações sociais, trazendo para esse espaço a concretização de conflitos, crises e disputas concomitantes no cenário social maior, mas guardando sua especificidade além de:
“compreender o ato educativo como um ato social situado e determinado por interesses e contingências, mas também possível de ser recriado, repensado, transformado” (Marx 1987).Enfim, a sociologia