Fundamentos Sociologicos
A sociologia da educação estuda a relação do ser humano com o meio em que vive.
Na opinião de Rosilda Arruda nesse primeiro momento do processo de institucionalização da sociologia da educação como campo de estudo, esta constrói um discurso teórico que apresenta e justifica a funcionalidade dos sistemas de ensino. Porém o discurso não é homogêneo, uma vez que suas contribuições mais críticas acabam revelando as desigualdades que continuam a se manifestar através da escola.
A sociologia da educação encontra, assim , os caminhos para a construção de seu espaço como campo científico a partir de duas direções principais : internamente através da busca do rigor científico pesquisas e construções teóricas e externamente a partir do reconhecimento e legitimidade de seu objeto ( a educação) que passa a ser priorizado em função de sua contribuição social.
A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais. Trata-se, portanto, de uma inversão total de perspectiva.A grande contribuição da Sociologia da Educação de Pierre
Bourdieu foi, sem dúvida, a de ter fornecido as bases para um rompimento frontal com a ideologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal.
PORTANTO NA REALIDADE QUE HOJE VIVEMOS TEMOS QUE NOS ADAPTAR CONFORME
OS RECURSOS E AS NECESSIDADES DE CADA ESCOLA, PARA QUE POSSAMOS CHEGAR MAIS PERTO DA IGUALDADE SOCIAL DOS INDIVÍDUOS.