FUNDAMENTOS SOCIAIS DE SEGURAN A NO TRABALHO
Saúde e Segurança no trabalho
Administração 8 semestre.
Unic Beira Rio
Professor: Luiz Fernando Rogério
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
O processo de trabalho e suas relações com acidentes e doenças ocupacionais, as questões históricas, conceituais e legais relacionadas à saúde do trabalhador. Noções de Higiene e Segurança do Trabalho. Normas Regulamentadoras (NR’s). Legislação básica sobre Higiene e Segurança do Trabalho Fundamentos teóricos para Análise Ergonômica do Trabalho. Agentes de riscos à saúde do trabalhador. As principais doenças relacionadas do trabalho.
Neste primeiro momento, temos que definir o que é segurança. Desde quando nos preocupamos com segurança? Como buscamos a segurança e para que a buscamos?
As atividades laborativas são inerentes ao homem, nasceram com eles e sempre houve condições e atos inseguros. Toda a problemática relacionada aos acidentes e às doenças profissionais acompanha o desenvolvimento das atividades do homem através dos séculos. Iniciando com a atividade predatória (primitiva de subsistência e sobrevivência), evoluindo para o desenvolvimento agrícola e pastoril, alcança a fase artesanal (quem não se lembra das corporações de ofício?) e, finalmente, atinge a era industrial, mas sempre acompanhada de novos e diferentes riscos que afetavam, e ainda afetam, a vida e a saúde de todos os envolvidos.
Atividade pastoril, artesões e Industrial
Embora seja muito comum nas nossas vidas aplicarmos atos de segurança como algo instintivo, não nos preocupamos, efetivamente, em analisar o porquê das nossas atitudes de proteção (de segurança).
Podemos observar que os atos mais domésticos e mais comuns nos impulsionam à atitude de segurança.
Por exemplo, quando vamos cortar o pão fazemos com cuidado para não ferir com a lâmina da faca o nosso corpo; quando vamos atravessar a rua somos educados e condicionados, desde cedo, a olhar para os dois lados antes de tomar qualquer atitude; evitamos