Fundamentos lógicos e axiológicos da Ética Profissional.
61. Qual o conceito de Ética Profissional que nos é sugerido pelo autor do livro pesquisado?
A Ética Profissional pode ser compreendida como uma reflexão pessoal do agente profissional buscando definir diretrizes lógicas e valorativas orientadoras de seu procedimento laboral.
62. Por que o refletir ético-profissional traduz em si complexidade e dificuldade normativa?
O refletir ético profissional traduz densa complexidade e dificuldade normativa da indicação de uma moral exemplar, pois apresenta invariavelmente como questão pratica a problematizarão de duas realizações felizes, a do profissional e a de seus clientes.
63. Por quê a busca ético-profissional não se coaduna com uma postura subjetiva e individualista? Em que sentindo é correto afirma-se que a ética profissional se subordina, de certa forma, ao interesse publico. Explique.
De um modo geral admitimos que a busca ética pessoal revela um certo caráter subjetivista e individualista quanto a determinação da felicidade perseguida, não podemos dizer o mesmo da preocupação da ética das profissões. Aqui encontramos de principio uma subordinação do agir profissional ao interesse publico ao qual a atividade e destinada. As profissões, consideradas, dirigem se ao coletivo e em vista dessa condição que são socialmente respeitadas e cultivadas.
64.Por que o conhecimento das profissões faz nascer no meio social a consciência de sua indispensabilidade?
A profissão trás consigo uma significação substantiva. Representa o conhecimento categórico e especifico de cada atividade do agir humano. E o conhecimento pratico da necessidade de cada saber especifico engedra no meio a consciência da indispensabilidade e da seguridade profissional desse saber.
65. O que significa a afirmação de que “cada profissão traduz em seus fundamentos doutrinários um discurso explicativo do mundo, uma cosmovisão”?
Esses conhecimentos dos fatos do mundo,