Fundamentos Históricos
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ATPS
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social lll
Prof.ª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
INTRODUÇÃO
O Serviço Social tem desempenhado um papel fundamental na sociedade ao longo de toda sua história. Das primeiras práticas baseadas na filantropia, até sua profissionalização e especialização, muitas transformações ocorreram, e muito se evoluiu, tanto enquanto área de conhecimento científico, quanto como elemento estratégico de ação e intervenção ético-sócio-político no seio da sociedade onde está inserida.
REFLEXÕES INICIAIS
Assistimos, mais particularmente nas últimas décadas, uma sensível ampliação e uma especial atenção para com as políticas sociais, incluindo o cuidado com setores da sociedade historicamente excluídos, marginalizados e ignorados pelo poder público. É o caso, por exemplo, da região Nordeste do país, historicamente marcada pelas altas taxas de pobreza, de mortalidade infantil, fome, desemprego, e todas as misérias a que sempre esteve submetida, mas que, nos últimos anos, recebeu mais investimentos e teve um desenvolvimento econômico notadamente acima da média das demais regiões do país – especialmente da região Sudeste, que sempre foi o carro chefe da economia da nação e a “menina dos olhos” da maior parte dos governantes.
Neste contexto sócio-político ocorreu, simultânea e consequentemente, uma considerável ampliação do mercado de trabalho e das possibilidades de atuação dos profissionais do Serviço Social. A própria pobreza, até então olhada de maneira simplista e reducionista, passa a ser compreendida como um “fenômeno multidimensional, atingindo tanto os clássicos pobres (indigentes, subnutridos, analfabetos...) quantos outros segmentos da população pauperizados pela precária inserção no mercado de trabalho, precário acesso aos serviços públicos e, especialmente, pela ausência de poder.” (Sawaia, 2001). O