FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
SERVIÇO SOCIAL I
Polo de Juazeiro - BA
Apresentação do grupo:
Desafio de aprendizagem como exigência para avaliação da disciplina de Formação Social, Econômica a Política do Brasil, sob orientações das professoras à distância Mª. Elaine Cristina Vaz e Mª. Laura Márcia.
JUAZEIRO
2011
O surgimento do Serviço Social, ligado sempre ao processo histórico.
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a ser dada ao conflito, entre esses dois pólos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Focaliza-se, então, o cerne da questão social, a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas conseqüências para a vida do trabalhador. AS relações sociais no sistema capitalista, o trabalho humano se encontra na base de toda a vida social. Os homens, impulsionados pelas necessidades vitais, apropriam-se da natureza e produzem os bens necessários a sua manutenção, que lhes dão condições de existir, de se reproduzir e de “fazer história”, salientaram Marx. Satisfeitas as primeiras necessidades, surgem outras, exigindo novas soluções, que direcionam o homem nas relações com os outros homens. Na teoria marxista, o modo de produção oferece