FUNDAMENTOS HISTORICOS
2º Semestre
Atividade Prática Supervisionada:
Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I
Professora: Elaine Cristina Vaz Gomes
CAMPINAS-SP 08/10/2013
ETAPA 1
O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
No filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, é retratada uma desigualdade social, tendo como foco central a vida na sociedade industrial, caracterizada pelo sistema de linha de montagem com uma alienação do operário desse meio de produção e também o capitalismo crescente, já que o mesmo é manipulado pelo poder do capital.
Com o avanço do processo de industrialização, surgem algumas correntes que pensam a organização da produção capitalista como o fordismo/taylorismo, mostrando a exploração exagerada nas linhas de montagem.
Hoje, a falta de tempo, pressa, estresse, as ambições desenfreadas, a ânsia de poder, nos faz sentir como que operários diante da esteira do tempo.
Apesar das tecnologias de ponta empregada nos dias de hoje, na produção industrial, a condição socioeconômicas do homem continua deixada em segundo plano.
Com essa situação adversa, que prevalece ainda nos dias atuais, o operário sonha em ter sua casa própria, constituir uma família e poder participar da vida social, sendo muitas vezes impossível a realização devido à condição econômica precária.
E pior de tudo é que esses fatos até hoje, fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vitimas dos empresários gananciosos, que predominam na iniciativa privada e que continuam agindo em nome do capitalismo selvagem, que satisfazem aos interesses da burguesia etilista que predomina no país.
Assim sendo a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por condições e dias melhores ,fica excluída da sociedade, sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal.
A desigualdade social no Brasil