fundamentos historicos
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 2° SEMESTRE
Trabalho apresentado ao curso de 2° série de Serviço Social da Universidade Anhanguera como parte da avaliação da disciplina Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I.
Belém/Pará 2011
Introdução
Este trabalho aborda o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias.
Logo, buscamos apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.
Ao final, traremos duas questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste cenário.
Com isto, vimos o Serviço Social, busca incessantemente promover ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi atribuído.
A questão Social no Brasil
Podemos notar que o filme é uma crítica à história na época decorrida focalizando a vida urbana e seus problemas com a sociedade tecnológica que evolui rapidamente enquanto muitos não puderam acompanhar. Exprime a ideia de moderno e antigo e da relação de homem VS sociedade. As máquinas substituem a mão de obra e os operários são marginalizados, criando mais desemprego.
Esses fatos ocorreram por volta de 1930, na segunda parte da Revolução Industrial, a era das grandes indústrias, bem como no conteúdo histórico após a crise de 1929 dos EUA, quando a depressão atingiu a