Fundamentos historicos teoricos metodologicos do serviço social
Texto 1. A questão social no capitalismo monopolista e o significado da assistência. 1) Qual o foco central do texto?
O foco do texto são as mudanças ocorridas na sociedade com a passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista, sejam elas na questão social, no domínio burguês e no próprio Serviço Social. 2) Quais são os pontos de diferenciação da consolidação do poder burguês e da dominação burguesa?
A consolidação do poder burguês e da dominação burguesa se dá por um lado pelas pressões do capitalismo que exigia condições seguras de desenvolvimento e, por outro lado, por pressões internas como setores revolucionários e intervenção do Estado na economia. 3) Qual é o pano de fundo da crise de constituição do Estado autocrático Burguês?
A crise tem como pano de fundo a exigência de adaptação da burguesia a industrialização intensiva e aos novos ritmos econômicos e sociais vindos de fora do país.
4) Qual é o traço peculiar da transição para o capitalismo dos monopólios nas sociedades dependentes?
O traço peculiar da transição para o capitalismo monopolista e que esta não ocorre no país de forma autônoma. A meta não era um desenvolvimento autônomo, mas sim a autonomia de classes e a possibilidade de se consolidar a transição, num contexto de manutenção da dependência e do desenvolvimento desigual interno.
5) Qual é o papel do Estado e do proletariado nesse período?
Coube ao Estado, reduzir e comprimir o espaço político e jurídico de todas as classes que opusessem ao novo padrão de dominação.
6) Qual é o novo modelo político implantado e quais as conseqüências dele?
O novo modelo político tem em vista a adequação do poder do Estado ás novas necessidades de acumulação, de modo a fortalecer a grande unidade de produção.
7) Como passou a ser tratada a questão social?
A questão social começou a girar em torno da contradição burguesia X proletariado, e ocorrem mudanças nas relações de trabalho onde surgem