FUNDAMENTOS HIST RICOS TE RICO METODOL GICOS DO SERVI O SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVI O SOCIAL I
Tutoras EAD: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes e Helenrose A da S Pedroso Coelho.
PARAMETROS DE ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS NA POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL
INTRODUÇÃO
Nesse desafio profissional, serão apresentadas as transformações que o período da ditadura trouxe para a psicologia e também os principais acontecimentos que marcaram o serviço social durante o período da ditadura bem como, as semelhanças e diferenças que esta época trouxe para as duas profissões.
Também, nos faz refletir sobre os parâmetros de atuação de assistentes sociais e psicólogos na Política de assistência social e nos permite compreender a importância do trabalho interdisciplinar no enfrentamento da questão social.
A Política Nacional de Assistência Social, por se tratar de uma política pública preferencialmente estatal, encontra ainda, como desafio, a descontinuidade da gestão dos seus serviços, já que depende dos movimentos da política partidária nessas composições de gestão, o que atrapalha o seu processo de construção.
Esta apresentação visa promover uma reflexão sobre esse cenário de atuação dos Psicólogos e Assistentes Sociais e das possibilidades e desafios destes profissionais na consolidação da Política Nacional de Assistência Social e da afirmação do cidadão brasileiro como sujeito de direitos.
DESENVOLVIMENTO
A regulamentação da Psicologia como profissão ocorreu em 1962. A ditadura militar que se instalou no País, em 1964, rebateu no processo de formação e exercício profissional e impediu que a temática social fosse inserida nos currículos. A despolitização, a alienação e o elitismo marcaram a organização da profissão e influenciaram na construção da ideia de que o psicólogo só faz Psicoterapia.
No final dos anos 80, começaram novos movimentos de mudança na atuação profissional e