fundamentos gestalt
De acordo com a Gestalt, existem fundamentos como princípio da percepção de objetos e formas: os fatores de equilíbrio, harmonia visual, clareza e unificação constituem para o ser humano uma necessidade, tornando-se essenciais.
Existem quatro fundamentos como princípio da percepção de objetos e formas:
Tendência à estruturação: Explica-se pela propensão natural do ser humano ao organizar ou estruturar os diferentes elementos que se lhe deparam. Tendemos a agrupar elementos que se encontram próximos uns dos outros ou que são semelhantes.
Segregação figura-fundo: Explica-nos que percepcionamos figuras definidas e salientes que se inscrevem em fundos definidos. Não se podem ver objetos sem separá-los do seu fundo.
Pregnância ou boa forma: Por pregnância das formas, entende-se pela qualidade que determina a facilidade com que percebemos figuras. Percebemos mais facilmente as boas formas, ou seja, as simples, regulares, simétricas e equilibradas.
Constância perceptiva: A percepção de um objeto e de suas propriedades como alguma coisa constante, apesar das variações de sensações que recebem órgãos sensoriais. As constâncias integram-se no conceito mais amplo, o conceito de constância do objeto, que é o reconhecimento que os objetos permanecem os mesmos apesar de parecerem mudar em alguns aspectos.
Para a Gestalt, não se vê partes isoladas em um objeto, mas as relações entre elas, isto é, uma parte depende da outra, valorizando também o seu fundo. Com isso, percebe-se que as partes são inseparáveis do todo e são mais que elas mesmas, fora desde todo.
Atividade 3
Unidade: Caracterização do elemento construído por várias partes que em conjunto constroem este elemento.
Unificação: harmonia dos estímulos visuais transmitidos pelos elementos visuais que constroem a composição.
Segregação: É possível identificar, separar e destacar informações que estão dentro da imagem, causada por elementos