Fundamentos filosóficos
Fundamentos Filosóficos da Educação
Professor: Ângela Data: 03/08/2013
Nome: Carla Stefania Rufato de Lima Rocha RA: 3827691638 2ª Série
Nome: Tiago Pereira Firmino RA: 7422667820 1ª Série
O LEITOR
O filme se passa em Berlim, Alemanha, onde relata a vida de uma mulher analfabeta e que se envolve com um jovem culto, isto é, pessoas pertencentes de mundo diferentes. Ela, Hanna, ganhava a vida como cobradora nos bondinhos da cidade e já Michael, cursava o ensino médio. O filme é um romance com desfecho trágico, inicialmente, parece que a problemática seria a diferença de idade e o grande abismo social entre ambos, mas em dado momento, surgem aspectos literários e lingüísticos que permanecem na trama até as cenas finais.
Hanna, sentia tanta vergonha por ser analfabeta que preferiu ser condenada à confessar a sua incapacidade perante aos livros, a não compreensão das palavras escritas, por isso, não revelou seu grande segredo a qual era causa de temor e imensa vergonha. Na cena em que Hanna é surpreendida pelo seu superior do trabalho, que ela havia sido promovida, mudaria de função, trabalharia em um escritório. Entretanto, essa notícia foi desconfortável, aterrorizante para Hanna, sem o conhecimento essencial como trabalharia em um escritório sem letramento; a não ser que fosse para limpar o chão. Ela nem havia pensado nessa possibilidade, assim pediu as contas, mas não revela o seu segredo. O cargo que ocupava era suficiente o que ela sabia; fazer um risco no local da assinatura e o conhecimento dos números.
Michel que viveu um grande romance com Hanna, ele é um personagem essencial na vida dela. Hanna era uma pessoa reservada, solitária, austera como deveria ser uma mulher participativa do nazismo. Ela não tinha sido participativa por escolha, foi levada a isso por ingenuidade, pela falta de um saber