Fundamentos filosóficos
Filosofia é uma concepção que permeia a sociedade e cada um de nós ,nas mais diferentes culturas. Questionamentos sobre a vida, a existência de Deus,etc...
As especulações filosóficas começou com os gregos ,até então este questionamento era voltado para natureza e seres e seus fenômenos. Com o tempo o centro dos estudos filosóficos voltaram-se cada vez mais para o ser humano,foi ai que começaram também as discusões e questionamentos morais ,certo ou errado,bem e mal,começava então a busca pela verdade.
Mas isso causou muitas conseqüências ,pois não se tinha estabelecido uma verdade absoluta,acreditaram então que o bem ou o mal ,o certo ou errado, podiam ser definidos pela percepção individual,ou seja dependeria do ponto de vista de cada um ,é o chamado relativismo moral.
Relativismo moral ,pode trazer péssimas conseqüências para sociedade que o insira,pois todas as ações podem ter as mesmas conseqüências ou simplesmente nenhuma,o que deixa a sociedade sem nenhuma norma ou regra,o que não delimita os direitos e deveres de cada um,tornando impossível a convivência .
Nesta busca pela verdade muitos filósofos escreveram suas teorias .Platão distinguia em duas ordens: as coisas e as idéias.Coisas seriam aquilo que podemos cheirar,tocar ,e essas coisas mudam,já as ideias podem entrar em nosso pensamento e tem a força de serem imutáveis o que torna as ideias superiores as coisas.
Para Aristóteles cada ser humano é singular,portador de singularidades, mas tem algo muito importante em comum: a humanidade, o que nos torna iguais. A busca pela verdade plena e respostas aos questionamentos individualizados e coletivos caracteriza a busca pelo conhecimento que faz parte de cada um de nós, a busca pelo saber. A busca pelo conhecimento provocou conflitos entre a igreja na idade média, que através de alguns pontos de vista possuía uma idéia equivocada de Deus,fé se posicionou contra as ideias de questionamento,de dúvidas.
A filosofia provocou as