Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
PEDAGOGIA
PÂMELA BARBOSA MECENAS
DESAFIO PROFISSIONAL:
ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO DA EDUCAÇAO BRASILEIRA E EDUCAÇAO A DIVERSIDADE
GOIANIA
2015
INTRODUÇÃO:
Neste desafio irei abordar os temas Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade.
Abordarei a relação entre a escola e cultura, e a importância na educação nos dias atuais, onde irei enfatizar a legislação, o respeito e as diversidades culturais, aplicando o multiculturalismo em sala de aula em diversas situações que ocorrem no dia - a - dia. Para transformas a crianças em cidadãos melhores e preparados para o futuro.
DESENVOLVIMENTO:
Embora a escola apresente alguns aspectos conservadores, entendemos ser mais importante perceber no cotidiano escolar seu lado transformador e questionador da sociedade instituída. É preciso, pois, ir além do conservadorismo e descobrir nas relações cotidianas da escola sua dimensão progressista.
Quando se pensa na relação entre cultura e educação que se estabelece dentro da escola, existem, pelo menos, três aspectos essenciais que requerem reflexão. O primeiro, e importante ponto de partida, referem-se à relação da escola com a cultura do lugar onde ela está situada. Se partirmos do principio de que o lugar é um espaço vivo, carregado de memórias e significações, a abertura à comunidade é fundamental e permite que alunos e suas famílias se enxerguem em seu território, nutram o sentimento de pertencimento, de enraizamento e se sintam reconhecidos no conhecimento que a escola produz e transmite a seus estudantes. Isso independe de datas comemorativas.
A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família". Todo brasileiro deve estar voltado para a Educação. Este é o princípio do Papel da Educação. Mas isto é muito relativo.
Desde o início da Educação no país, o papel da escola no Brasil é de ensinar a submissão à autoridade ou à oligarquia, nos dias de