“Fundamentos filosóficos da educação”
Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica a reflexão, a filosofia deve sempre estar ao alcance de todos os cidadãos. Em todos os níveis sociais, sejam eles estudantes de todos os níveis, do ensino fundamental ao ensino superior. Pois em sentido amplo a filosofia deve significar a lógica, pois sendo o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, a verdade, e aos valores morais. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia, da religião por sua ênfase em argumentos racionais. Por isso na filosofia não há respostas amplamente consensuais vários temas ambivalentes, religiosos e culturais, como sobre se temos ou não livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte.
A filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar, e assim despertar o senso critico, e conseqüentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Por outro lado diferencia-se das pesquisas cientificas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. A filosofia é uma disciplina a priori mui ampla que nos mostra novos conhecimentos, que consistem no pensamento dedutivo, mas especificamente o conhecimento que temos através da memória ou percepção.
Por a filosofia não ser uma disciplina empírica como, por exemplo, a disciplina de física, que necessita de estatística ou laboratórios para que possam assim chegar a um resultado seguro. Pois na filosofia não existem métodos formais de prova. Num certo sentido, um problema é filosófico precisamente quando não há quaisquer metodologias cientificas, nem formais, para tentar resolve-lo. A disciplina de filosofia sofre constante preconceito por parte das instituições de ensino, por abordar problemas importantes no meio social, por serem problemas que ninguém quer resolver ou aceitar, e