Fundamentos filosóficos da educação
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos da Educação
Primeira avaliação
Jacarezinho - Pr
2010
Questões:
1) Após a leitura da unidade II estabeleça relações entre o conhecimento mítico e os filósofos da natureza. Ainda nesta atividade, considere a importância dos quatro elementos da natureza (fogo, ar, terra e água) para as formulações dos pré-socráticos.
O pensamento mítico surgiu com o objetivo de explicar as “coisas” da natureza, como uma forma espontânea de situar o homem no mundo. A verdade do mito não obedece a uma lógica, nem de uma verdade empírica, nem da verdade científica. A narração de uma história mítica tem o propósito de dar um sentido ao mundo, onde a afetividade e a imaginação exercem um papel fundamental. Revela-nos também a riqueza da sabedoria popular. Como citado no livro, o estudo da mitologia é útil para o conhecimento da profundidade da sabedoria popular bem como para a compreensão do nascimento da filosofia. Já os filósofos da natureza, assim chamados os pensadores dedicados em desvendar os “mistérios” do cosmos, do universo material, se preocupavam em buscar explicações racionais para o universo. Não aceitavam explicações religiosas para os acontecimentos naturais. Porém, cabe ressaltar que a filosofia não é um simples rompimento com o conhecimento mítico e a religião, mas sim um entendimento racional para explicar os fenômenos naturais que regem o universo.
Os filósofos buscavam encontrar o Arkhé, ou seja, o principio primordial, originário constitutivo, dirigente e ordenador de todas as coisas e de todo o universo. Para eles o arkhé, ou seja, o princípio fundamental de todo o universo poderia se basear em quatro elementos fundamentais: a água, o ar, o fogo ou a terra. Empedócles (492 – 432 a. C.) postulou que a mistura destes quatros elementos fundamentais