Fundamentos filosoficos da educação
Queridos amigos, familiares e demais presentes. Boa noite.
Tenho hoje orgulho em proferir esse discurso, representando meus eternos amigos da turma de Administração em Agronegócios. Nessa noite inesquecível em nossas vidas, quero falar, relembrar, transcrever os sentimentos vividos por todos nós, durante esses anos de faculdade.
Há quatro anos e alguns meses, quando passamos no vestibular, veio uma nova fase. Uma fase de incertezas, com novos ambientes, novos amigos e uma nova rotina. Iniciar a faculdade também não foi fácil. Mas quando começaram as aulas, todos nos vimos que estávamos na mesma situação. Tenho prazer em falar que essa parte não foi tão difícil. Em uma sala cheia de pessoas tão boas quanto essas, qualquer um se sentiria confortável e veria em cada um deles qualidades imensuráveis. Cada um com seu modo de ser, de agir, mas que no final, soma para termos uma sala tão completa.
Assim, logo, vieram as primeiras festas e aulas, e, com isso, as primeiras afinidades, resultando em amizades eternas. Amizades que surgiam numa simples conversa, nos bares até de madrugada, ou em reuniões nas casas. E a velocidade com que isso acontecia era incrível. Quantas surpresas não tivemos no decorrer da faculdade? Quantas pessoas que você nunca tinha dado atenção, e após uma simples conversa te despertaram empatia e amizade? Pessoas essas, que muito provavelmente estão contigo até hoje. Que acompanharam todos os seus passos, suas vitórias, derrotas e que estiveram contigo em todos os seus momentos, momentos felizes, tristes, de diversão, de conversa, de apoio, de festas. Pessoas que te falavam verdades, que te davam conselhos, que te reprimiam quando necessário e que também te motivavam. Pessoas que te conheciam melhor que muita gente e sabiam, apenas ao te olhar, que algo diferente aconteceu.
E hoje sei que essas amizades, nos farão muita falta. Mas a faculdade não era só isso. Quantas provas, trabalhos, seminários,