fundamentos filosoficos da educação
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PRISCILA SANTOS BECK
TITULO
ALESSANDRA KAISER MENON – RA: 368787 CASSIANI NASSIF – RA: 351005 JORDANA CRISTINA HENCKEL – RA: 354195 MARLENE TEREZINHA VIDAL – RA: 349290
TAQUARA
2012
A importância da compreensão da filosofia no âmbito escolar.
A filosofia como todos outros estudos, visa em primeiro lugar ao conhecimento.
O conhecimento da filosofia é o tipo do conhecimento que dá unidade e sistematiza o corpo das ciências, e que resulta de um exame critico dos fundamentos de nossas convicções, preconceitos e crenças. A filosofia do passado ela procura a lógica, do futuro ela tece a estratégia.
O ensino da filosofia move-se geralmente num corredor estreito, entre o descritivismo e o doutrinarismo: em ambos os casos, se procura uma filiação impossível, a da filosofia no paradigma da utilidade.
Embora a Filosofia não esteja inserida em muitas escolas do País, a disciplina é obrigatória em grande parte dos Estados. Tem sido vista por muitos professores como um “modismo educacional” nos quais várias escolhas utilizam a disciplina como uma “propaganda institucional” ou “mercadológica” para atrair a clientela escolar.
Nesse sentido, faz-se necessário que antes da implantação da Filosofia na escola leve em consideração os seus principais aspectos educacionais quanto ao desenvolvimento de determinadas habilidades favoráveis à construção de um ambiente propício a um pensar mais detido e criterioso.
A maioria das pessoas manifesta um certo descrédito em relação à utilidade da filosofia para sociedade. Basicamente, porque acreditam no seguinte: A filosofia não serve pra nada.
Acredita-se que a filosofia leva o trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim despertar o senso crítico e, consequentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se acredita que a educação é a