FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - RELATÓRIO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da professora-tutora Ma. Mariciane Mores Nunes
Professor Tutor à distância: Elizângela Da Cruz Siqueira Dos Santos
Indaiatuba/SP
2013
RESUMO
A Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema fechado em si mesmo. É uma maneira de pensar e de se posicionar no mundo, sendo uma maneira de se observar a realidade, para pensar sobre os acontecimentos além de uma situação imediata. Assim ela pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos, pode pensar sobre religião, sobre arte, sobre o homem em seu cotidiano.
Esta é uma das muitas razões pela qual a Filosofia incomoda, porque questiona o jeito de ser das pessoas, da sociedade, do mundo. Desta maneira, o que é mais importante é o processo de reflexões, de questionamentos sobre “verdades”. As perguntas vão se fazendo mais críticas, mais refinadas, sendo suas respostas menos superficiais, se transformando em questões imperiosas e mais profundas. Há uma descoberta sobre sua motivação, seu sentido mais amplo.
Na Educação, a Filosofia desempenha a missão de conduzir o aluno para o senso crítico, para que supere as concepções superficiais sobre os homens, a natureza e a sociedade, portanto, as instituições são reflexos desta construção. Tal contexto é frequentemente esboçado e analisado por diferentes correntes filosóficas e sociológicas. Este relatório apresenta elementos filosóficos e suas reflexões, sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.
Introdução
A RELAÇAO ENTRE A ESCULTURA “O PENSADOR” DE AUGUSTE RODIN E O TEXTO A NATUREZA DA FILOSOFIA E O SEU ENSINO
A Escultura “O pensador”, de Rodin, é um dos ícones da filosofia. É a representação clássica de um homem imerso em seus pensamentos,