FUNDAMENTOS FILOS FICOS DO SERVI O SOCIAL
UNIDADE I- O NEOTOMISMO E A RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL
Conteúdo Teórico
As escolas filosóficas de Platão e Aristóteles e sua influência no tomismo
Toda a existência do homem foi caracterizada pela busca de respostas. Desde a antiguidade estes procuravam explicar os fenômenos que ocorriam na natureza. Com o passar dos tempos, diante das insatisfações às explicações mitológicas, tentou ir mais além dessasfantasias. Decorrentes desse interesse pelo conhecimento surgiram muitas propostas de explicações para diferentes acontecimentos. Não obstante, a filosofia, que em sua origem é ciência empírica1, nasce davontade da alma que,utilizando da razão, busca o conhecimento da realidade que sentimos, enxergamos ou não, sendo Pitágoras um dos pensadores nessa linha.
Pitágoras,pormenor d'A escola de Atenas de Raffaello Sanzio(1509) http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras#mediaviewer/File:Sanzio_01_Pythagoras.jpg Os pensadores gregos Platão [427-347 a.C.] e Aristóteles [384-322 a.C.] definiram a filosofia como um tipo de ciência, pois através dela investigavam o conhecimento das causas da realidade e sobretudo à do próprio homem.
Platão e Aristóteles levando a “Ética” https://danieljung1.wordpress.com/2010/05/22/italia/ Estes dois amigos e filósofos gregos, com pensamentos divergentes se uniam para desvendar a origem dos mesmos. Enquanto um apresentava a razão submetendo-a a consideração como instrumento para se alcançar a realidade, o outro denominava os sentidos como meios para se experimentá-la.
Platão, discípulo de Sócrates, elegeu a “ideia” como a origem de todas asrepresentações (geral e abstrata) de uma realidade que temos em mente. Propôs que, antes de nossa existência material (carne e osso) fomos um ente espiritual (alma) que habitava num mundo onde existiam apenas as ideias (que são perfeitas) que se materializam (de forma imperfeita) no mundo sensível.
Por outro lado, Aristóteles, discípulo do próprio Platão,