Fundamentos Filos Ficos Da Educa O
Y
Sumário
Y1 Fundamentos filosóficos da educaç
1.1 A filosofia e a busca da verdade 2
1.2 Naturalismo 2
1.3 Positivismo 2
1.4 O Materialismo Dialético 3
1.5 A Fenomenologia, o existencialismo e o estruturalismo. 3
1.6 O Pragmatismo e a filosofia analítica 3
1 Fundamentos filosóficos da educação
1.1 A filosofia e a busca da verdade
Uma das características do ser humano é a busca pela verdade, busca que motiva à existência a criação e existência de uma disciplina como a Filosofia, que tem como o seu maior valor a investigação da verdade.
Esse desejo pela veracidade dos dados e fatos, por saber distinguir o verdadeiro do falso, surge logo cedo, ainda na infância e, diga-se de passagem, jamais nos abandona por completo. Somos essa busca permanente. No entanto, como somos seres práticos, e precisamos de pontos fixos para poder agir, não poderíamos viver sem verdades estabelecidas, sendo assim tendemos a princípios a acreditar nas coisas, nas pessoas, no mundo tal qual se mostra para nós.
1.2 Naturalismo
Naturalismo é uma tendência filosofia característica do período moderno onde a natureza corresponde aquela que não surge a partir da ação humana, um conjunto de elementos que chamamos de meio ambiente, já a civilização é resultado de transformação da natureza pela sociedade humana. Embora esta distinção pareça relativamente fácil, ela é extremamente problemática. Ele postula um retorno a nós mesmos, a nossa verdadeira essência entendendo que a civilização que construímos é um mundo artificial, representando a origem dos males morais e até mesmo físicos. Este deriva de uma corrente mais ampla, o iluminismo cujo o autor mais importante é Voltarie colocando a razão acima da tradição. Jacques Rousseau é um dos filósofos mais representativo, para este o ser humano é bom por natureza é a sociedade que a corrompe. Rousseau foi muito criticado pela impossibilidade de aplicação pratica das ideias apresentadas em sua obra. Mas admitia que seu objetivo não