Fundamentos em gestão de projetos
As principais características do Gerenciamento de projetos no período de 1945 à 1960 citadas no livro Gerenciamento de Projetos do Kerzner, no item 2.2, era que, os gerentes de linha utilizavam o conceito de gerenciamento “por cima da cerca” para gerenciar os projetos. Cada gerente de linha, usando o chapéu de gerente de projeto, realizaria o trabalho necessário pela sua organização de e, quando concluído, jogaria a “bola” por sobre a cerca, na esperança de que alguém a agarraria. Uma vez que a bola fosse jogada porá cima da cerca, os gerentes de linha lavariam as suas mãos de qualquer responsabilidade pelo projeto, pois a bola não estaria mais em seu quintal. Se o projeto falhasse, a culpa seria do gerente de linha que estivesse com a bola no momento.
2. Quais eram as principais características do Gerenciamento de projetos no período de 1960 à 1985?
As principais características do Gerenciamento de projetos no período de 1960 à 1985 citadas no livro Gerenciamento de Projetos do Kerzner, no item 2.3, era que, a maioria das empresas nos anos 1960 manteve um método informal de gerenciar projetos. No gerenciamento de projetos informal, como as próprias palavras indicam, os projetos eram tratados de maneira informal, em que a autoridade do gerente de projetos era minimizada. A maioria dos projetos era controlada por gerentes funcionais, mantida em uma ou duas linhas funcionais e a comunicação formal ou era desnecessária eu era realizada informalmente, devido ao bom relacionamento de trabalho entre os gerentes de linha.
Em 1970 e, novamente, durante o início dos anos 1980, mais empresas desistiram do gerenciamento de projetos informal e reestruturaram-se para formalizar o processo de gerenciamento de projetos, principalmente porque o tamanho e a complexidade de suas atividades aumentou até o ponto em que ficaram ingerenciáveis dentro da estrutura vigente.
3.